Se você nunca assistiu séries ou filmes sobre vida saudável na Netflix, com certeza alguém já te falou sobre. Isso porque repensar hábitos de consumo e alimentação está em alta. Nos últimos 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou 60%. Em contrapartida, existe um crescente movimento em favor de uma vida mais saudável, em harmonia com o próprio corpo e com o meio ambiente.

Talvez você também queira levar uma vida saudável, mas esteja precisando de incentivo. Então, vamos te ajudar a se inspirar. Confira a seguir uma seleção dos melhores filmes, documentários ou séries da Netflix sobre esse tema!

1. Cooked

Nessa série, Michael Pollan, jornalista e famoso ativista, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que elas estão comendo. A série é inspirada no livro de autoria de Pollan: “Cozinhar, uma história natural de transformação”, e é dividida em quatro capítulos, onde cada um deles é dedicado a um elemento da natureza: água, fogo, terra e ar.

Durante os episódios, Pollan foca na relação afetiva que temos com o alimento e na importância de não deixarmos de fazer nossa comida, pois, ao consumirmos alimentos altamente industrializados, não nutrimos o nosso corpo suficientemente e ainda perdemos o hábito de cozinhar.

“Existe tempo menos desperdiçado do que quando preparamos algo delicioso para nutrir as pessoas que amamos?”, pergunta Pollan. “Cooked” é uma série leve, com belas imagens e em defesa da “comida de verdade”.

2. Food Matters

O documentário “Food Matters” (A comida importa), lançado em 2008, é um dos melhores filmes sobre vida saudável e ainda continua em alta, devido ao alerta super importante que faz: uma dieta rica em nutrientes é essencial para mantermos uma boa saúde. Quanto mais alimentos nutritivos comemos, menos remédios teremos que comprar.

Quando comemos mal e não praticamos exercícios, nosso corpo vai aguentando até que se cansa e, então, ficamos doentes. Mas “Food Matters” não apresenta apenas o problema, ele também nos mostra soluções.

Vários médicos e cientistas são ouvidos ao longo do documentário e nos apresentam a importância de beber muita água, preferir alimentos orgânicos sempre que possível, tomar sucos feitos com verduras crus (o famoso suco verde) e tratar de forma diferente nossas doenças: em vez de tomarmos tantos remédios, sabermos o que realmente nos deixou doentes.

3. Fed Up

Esse documentário aponta como o consumo exagerado de açúcar e de fast food  nos EUA tem contribuído para o aumento dos casos de obesidade. Apesar de ser focado nos hábitos alimentares dos americanos, a nossa situação no Brasil não é muito diferente: estamos entre os maiores consumidores de fast food no mundo e, na América do Sul, somos os que mais gastamos com esse tipo de alimentação.

O documentário apresenta como as crianças são incentivadas a comerem mal, mostrando que até escolas americanas têm parcerias com redes de fast food, como McDonald’s e Pizza Hut. Além disso, também mostra como o governo é conivente com a indústria alimentícia, que tenta convencer as pessoas de que realmente está vendendo alimentos nutritivos.

Assim como em “Food Matters”, o documentário defende que muitas doenças, principalmente a obesidade, podem ser evitadas com uma alimentação saudável e que não é justo dizer que isso seria mais caro. Pode ser algo que leva mais tempo, mas, em compensação, traz inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental.

4. Consumed

O filme conta a história de uma mãe que está desesperada para descobrir o motivo da doença misteriosa do filho. E, na sua investigação, encontra uma razão inesperada: os alimentos transgênicos. Uma empresa gigante está por trás da modificação genética dos alimentos: a “Clonestra”, e essa mãe verá como é difícil ir contra esse sistema, ao qual já estamos tão acostumados.

5. From Fat to Finish Line

Esse é um documentário sobre superação. Conta a história de um grupo de 12 blogueiros que eram obesos e se uniram para perder peso juntos. Eles conseguem perdem mais de 500 kg por meio da corrida e se unem para a realização de uma maratona de revezamento com mais de 300 km, que começou em Miami e terminou na Flórida. O filme é emocionante, pois também mostra as situações da vida de cada um e retrata bem como a união dos corredores é real.

Todos sabemos a importância dos exercícios físicos e a corrida é um esporte que traz inúmeros benefícios para a saúde, como redução da gordura corporal, melhora da capacidade cardiovascular, diminuição da pressão sanguínea, melhora na qualidade do sono, fortalecimento dos músculos, entre outros.

Mas, no documentário, a corrida se torna ainda mais interessante por ser um esporte de superação. Isso fica claro quando um dos corredores, Rick, afirma que, quando correu sua primeira milha, seu treinador perguntou-lhe como ele se sentia e ele respondeu: “Sinto-me como se pudesse fazer qualquer coisa”.

6. Gordo, doente e quase morto

Do inglês, “Fat, sick, and nearly dead”, esse documentário acompanha a jornada de Joe Cross, que sofre com muitas doenças consequentes da sua obesidade e decide mudar de vida. Com 150 kg e dificuldade até para sair de casa, Joe busca a ajuda de um nutricionista e vai do sul ao norte dos EUA se alimentando apenas de sucos detox (os famosos sucos verdes) por 60 dias.

O objetivo de Joe é adotar uma dieta nutritiva para se livrar dos medicamentos que precisa tomar diariamente. Ao longo de sua jornada, ele perde peso, se livra de doenças como pressão alta, colesterol alto e diabetes, e ajuda outras pessoas a mudarem de vida. Se você está em busca de uma vida saudável, a história de Joe pode te inspirar.

Outras opções de filmes sobre vida saudável

Com certeza, se você assistir aos filmes indicados, terá animação suficiente para começar sua mudança de vida ainda hoje. Mas, se você gostar muito das indicações e quiser assistir ainda mais, aqui estão outros títulos que estão disponíveis na Netflix: The C Word, Chef’s Table, What The Health, A verdade sobre o álcool e Sugar vs. Fat. 

Viu como são várias as opções? Filmes sobre vida saudável não faltam mais na sua lista.

Se você gostou das nossas dicas, curta a nossa página no Facebook