Quem luta contra a balança sabe que perder peso não é fácil. Mas, talvez, mais difícil que eliminar os quilos a mais seja dar adeus àquela indesejada e insistente barriguinha. Até mesmo quem opta por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas pode ver o resultado ir por água abaixo se não se alimentar bem e levar uma vida sedentária. Então, coloque o corpo para se movimentar e foque em exercícios para perder barriga.

Fazer atividade física é saudável para o corpo e mente e ainda ajuda na postura, outro fator importante para quem quer ter um abdômen bonito. Mas, antes de começar qualquer esporte, procure seu médico e faça um check up. Muitas academias exigem atestado médico antes de o aluno iniciar as atividades.

E por falar em academia, escolha um estabelecimento que tenha profissionais credenciados junto ao órgão regulador e alvará de funcionamento. Independentemente da atividade escolhida, o seu treino deve ser acompanhado por um educador físico, pois cada pessoa tem um metabolismo e ritmo diferentes.

Siga a leitura e veja, além de dicas para manter a forma, 5 exercícios para perder barriga!

Use roupas e calçados adequados

Para que a malhação se torne um prazer e não um castigo, é legal usar roupas e calçados adequados. Opte por calças e tops confortáveis, com um tecido que ofereça boa transpiração e facilite os movimentos. A escolha de um tênis que não machuque os pés e que seja indicado para o solo e a pisada também é importante.

Outra companheira útil na hora de se exercitar é a garrafinha de água. Hidratar o corpo durante a atividade física é essencial para um bom desempenho. Tomar água evita lesões e doenças.

Tenha uma alimentação balanceada

Você já escolheu a roupa, o tênis, está com sua garrafinha de água e segue à risca os exercícios para perder barriga indicados por um profissional. Mas, e a alimentação? Para chapar o abdômen, exclua da sua dieta alimentos ricos em gorduras, açúcar e bebidas alcoólicas. Aposte em um prato colorido e rico em frutas, legumes, cereais integrais e carnes magras.

Outra dica é evitar ingerir muito líquido com a refeição, pois além de ocupar mais espaço, torna a digestão mais lenta e difícil.

Agora que você já está com tudo pronto, é hora de deixar a preguiça de lado e suar pra valer.

Veja alguns exercícios para perder barriga

1. Agachamento

Esse exercício não pode faltar no seu treino. Embora trabalhe mais os membros inferiores, é ótimo para queimar gordura e tonificar os músculos. É de fácil execução, mas precisa ser bem feito para não sobrecarregar os joelhos e a lombar.

Você deve flexionar as pernas e esticar os braços para a frente do corpo, agachando e levantando. Para quem tem mais preparo físico, pode colocar uma barra nas costas ou segurar pesos livres, como halteres, kettlebell ou anilhas.

2. Prancha

Essencial para quem quer definir a barriga, os glúteos e fortalecer a lombar. Segundo especialistas, a prancha queima mais calorias que os abdominais tradicionais. As possibilidades desse exercício são muitas: alta, baixa, lateral, com bola, com movimento, no TRX e pode variar ainda mais conforme a criatividade do seu professor.

A prancha reta deve ser feita com as mãos e os pés paralelos no chão, dividindo o peso do corpo nos quatro apoios. O desafio é se manter na mesma posição pelo maior tempo que conseguir.

Outra variação é a prancha lateral. Com o corpo em linha reta e o abdômen contraído, estenda o braço que estiver em cima em direção ao teto. Os pés ficam um sobre o outro. Fique atento para que o quadril não caia e mantenha o olhar para frente, evitando entortar o pescoço e a cabeça.

Para quem gosta de se desafiar mais, a dica é usar uma bola (medicine ball). Na posição de prancha, coloque as mãos sobre a bola, deixe as pernas estendidas para trás e a ponta dos pés apoiada. O abdômen deve ficar contraído e o corpo formando uma linha reta dos calcanhares até a cabeça. Assim como os outros modelos de prancha, é preciso concentração, consciência corporal e força.

3. Burpee

O burpee é ideal para queimar gorduras. É um exercício de alta intensidade que trabalha todo o corpo. Comece agachando e, em seguida, faça um rápido movimento para colocar as mãos no chão e chutar os pés para trás. Pare na posição de flexão. Continue trazendo os seus pés para a posição de agachamento e termine o movimento com um salto.

Se você estiver muito cansado pode finalizar sem o salto, só voltando para a posição inicial. O ideal é fazer em sequência, sem pausas.

4. Pedalada no ar

Se o objetivo é queimar gordura e tonificar a musculatura da barriga, aposte na bicicleta no ar. Esse exercício abdominal deve ser feito com as costas apoiadas no chão ou colchonete e as pernas levantadas, simulando pedalar em uma bicicleta com os pés para cima. As mãos devem ficar ao lado do corpo.

Você também pode dificultar um pouco mais levando o cotovelo em direção ao joelho. Se optar por essa versão, cuide para não forçar a cervical.

5. Dança, corrida e caminhada

Se nenhum dos exercícios acima lhe agradou, não desamine. Dançar, correr e caminhar também queima calorias e ajuda a eliminar a barriga. Para conseguir um bom resultado, exercite-se pelo menos três vezes por semana. As academias oferecem muitas opções de ritmos. Experimente zumba, fitdance, dança de salão ou hip hop. Uma hora de dança pode mandar embora até 600 calorias, além de aliviar o estresse, melhorar o equilíbrio e a postura.

Agora que você já sabe que não existe milagre para ter aquela “barriga tanquinho”, busque se cercar de bons profissionais de saúde, corte os alimentos calóricos e seja persistente na sua rotina de exercícios para perder barriga. Lembre-se que existem muitos outros tratamentos estéticos e cirúrgicos que, aliados a um estilo de vida saudável, podem ajudar muito a mandar embora de vez essa gordura abdominal.

Agora que você já conhece algumas boas opções de exercícios para fortalecer o seu abdômen, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!