Com os anos, a pele começa a dar os primeiros sinais do tempo: as temidas marcas de expressão. Não há para onde fugir! Homens e mulheres são atingidos por esse efeito natural do organismo, o qual, para muitos, é um tanto incômodo.

A boa notícia é que o mundo da dermatologia e da cirurgia plástica já avançou muito e, agora, temos a possibilidade de escolher um tratamento para rugas que possibilita manter a aparência mais jovial e saudável.

Nos homens, o envelhecimento chega um pouco mais tarde — após os 50 anos — e muitos fatores podem contribuir para o seu agravamento. Estilo de vida estressante, falta de sono, má alimentação e excesso de exposição ao sol são alguns deles.

Imaginava que os procedimentos estéticos eram exclusivos do universo feminino? De forma alguma! Para ajudá-lo a deixar o visual impecável, neste post, reunimos tudo o que você precisa saber sobre as rugas — das suas causas aos principais tratamentos. Acompanhe a leitura!

Descubra as características das rugas nos homens

Boa parte da população acredita, de forma equivocada, que somente as mulheres se preocupam com a aparência. Contudo, a cada dia, muitos indivíduos do sexo masculino estão procurando novos procedimentos estéticos para prevenir o envelhecimento precoce ou livrar-se das rugas e linhas de expressão.

É o que aponta um levantamento feito em 2017 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). De acordo com a pesquisa, entre 2009 e 2014, a procura de tratamentos pelo público masculino aumentou significativamente: de 72 mil para 276 mil por ano, o equivalente a 31,5 procedimentos realizados por hora.

Agora, antes de conhecer os principais tratamentos para esse problema, é fundamental entender as causas das marcas de expressão. Podemos dizer que as rugas são uma espécie de depressão que surge na pele conforme o corpo humano passa pelo seu processo natural de envelhecimento.

Embora apareçam mais tarde do que nas mulheres, as rugas nos homens são mais profundas, com menos vinco e espessas. Por essa razão, todo cuidado é pouco e, quanto antes houver a prevenção, melhor! Os primeiros sinais começam a aparecer a partir dos 25 anos, com o nascimento das rugas dinâmicas. Ou seja, são aquelas causadas pela contração muscular repetitiva, muito frequentes ao redor dos olhos, entre as sobrancelhas e na testa.

Já o processo de envelhecimento pode ser notado, de fato, a partir dos 50 anos, por conta da redução da produção de colágeno na pele, uma proteína responsável por dar sustentação aos tecidos. Essa mudança faz com que a cútis perca parte da sua massa muscular e firmeza, criando um aspecto cansado, envelhecido e repleto de marcas causadas pelo tempo. Tais características ainda podem se agravar de acordo com o estilo de vida do indivíduo e outros fatores de risco.

Saiba quais são os principais fatores causadores de rugas

Tabagismo

É provável que você não saiba sobre esse fato, mas o cigarro é um dos grandes causadores da diminuição de oxigenação da pele. Com esse hábito, a cútis acaba ficando amarelada, grossa, opaca e flácida. Tudo isso sem contar as rugas, que surgem com mais facilidade no entorno dos lábios e dos olhos.

Falta de hidratação

A pele é a primeira a revelar que o nosso corpo está desidratado. Quando não ingerimos bastante líquido, nossa cútis fica extremamente ressecada, aumentando as chances de rugas e linhas de expressão surgirem. Além de manter a pele viçosa e firme, a água ajuda na eliminação de toxinas e demais elementos capazes de prejudicar a aparência e a saúde.

Exposição solar

O sol é um dos grandes vilões daqueles que desejam ter uma pele lisa e jovem por mais tempo. A exposição solar sem a devida proteção consegue acelerar o processo de envelhecimento e causar rugas, manchas e, em alguns casos, câncer de pele.

Má alimentação

Engana-se quem imagina que uma dieta rica em açúcares e gordura não afeta a nossa pele. Juntos, esses componentes colaboram para o envelhecimento das células, também conhecido como glicação. Isso faz com que a cútis perca sua elasticidade, deixando o rosto mais flácido e repleto de linhas de expressão.

Conheça os principais tratamentos para rugas

Para a alegria de muitos, hoje em dia, temos a possibilidade de investir em um tratamento para rugas e suavizar os sinais do envelhecimento. Opções é o que não faltam. Para escolher o melhor método, é indicado procurar um acompanhamento médico — seja com um dermatologista, seja com um cirurgião plástico. Dentre as técnicas mais utilizadas no momento, podemos citar as que seguem.

Botox

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, pode ser injetada no músculo situado logo abaixo da ruga. Em geral, essa aplicação é realizada em locais como a testa ou no contorno dos olhos do paciente. Ao contrário das mulheres, os indivíduos do sexo masculino necessitam de uma quantidade um pouco maior do componente, uma vez que a musculatura dos homens é mais rígida e densa.

Com a substância injetada, a região fica temporariamente paralisada, facilitando o relaxamento das rugas e linhas de expressão. O procedimento é considerado rápido e leva, em média, 30 minutos. Os resultados podem ser notados dentro de poucas horas e contam com duração de até seis meses.

Preenchimento facial

O preenchimento facial é um dos tratamentos mais utilizados atualmente. Nessa técnica, o especialista injeta uma substância exclusiva para essa finalidade: o ácido hialurônico.

Apesar de ser fabricado pelo nosso organismo, ao longo dos anos, a quantidade desse componente diminui, e o rosto acaba perdendo contorno, firmeza e volume. A aplicação do ácido hialurônico é feita nas próprias rugas e depressões, sendo ideal para suavizar a profundidade das rugas, melhorar a aparência do local e intensificar a produção de colágeno.

Os resultados podem ser vistos logo após o procedimento, mas ficam ainda mais evidentes após uma semana da sessão. Assim como o botox, essa técnica não é permanente e o seu efeito tem duração de, no máximo, 20 meses, até que a substância seja absorvida pelo corpo.

Lifting facial

Existe também a opção de investir no lifting facial — um procedimento cirúrgico e ideal para combater as rugas profundas na pele. Indicado para indivíduos a partir dos 50 anos, essa alternativa tem como objetivo levantar os tecidos e suavizar as marcas do tempo nas regiões da testa, dos olhos e das sobrancelhas.

Por se tratar de uma cirurgia, é fundamental a avaliação prévia de um especialista. Durante a consulta, o médico deverá avaliar as condições de saúde do paciente, bem como suas expectativas com o resultado do procedimento.

A cirurgia leva, em média, duas horas, e normalmente o recomendado é que o indivíduo fique uma noite internado. Os resultados não poderão ser notados instantaneamente, mas sim após três meses, que é quando o inchaço e a vermelhidão começam a desaparecer.

Por último, vale lembrar que para manter a pele conservada e bonita, é necessário seguir uma rotina de cuidados diários. Usar protetor solar com frequência, higienizar a face com sabonete facial, aplicar hidratantes próprios para o seu tipo de pele e investir em um estilo de vida saudável são alguns deles. Experimente!

Então, gostou do nosso post especial sobre tratamento para rugas no universo masculino? Após conhecer a fundo o assunto, que tal entrar em contato conosco e saber mais sobre os nossos serviços? Há 10 anos no mercado, a CER Cirurgia Plástica conta com um time de especialistas pronto para ajudá-lo. Esperamos por você!