Você sabia que, de acordo com os hábitos e comportamentos, cada indivíduo pode aparentar ser mais velho do que realmente é? Por essa razão, hoje em dia, muitas pessoas estão buscando alternativas para tratar o envelhecimento precoce.

No entanto, antes de partir para os tratamentos, o melhor caminho é conhecer as principais causas que aceleram o envelhecimento e fazem com que a pele apresente rugas e um aspecto cansado. Exposição excessiva ao sol, tabagismo, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas são alguns fatores de peso.

Vamos conhecer a fundo cada um deles? Pensando nisso, o post de hoje traz todas as informações para você saber como cuidar da pele e manter um visual jovem e saudável por mais tempo. Confira!

Entenda o que é envelhecimento precoce

O envelhecimento é um processo natural e inevitável do nosso organismo. Mas, afinal, por que a pele envelhece? Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele sofre diariamente com os efeitos da radiação ultravioleta, estresse, poluição, hábitos alimentares não saudáveis, tabagismo, entre outros.

Juntos, esses fatores fazem com que haja uma grande perda de tecido fibroso e outros elementos essenciais para a firmeza, sustentação e o contorno facial da pele — como é o caso do colágeno.

Muito conhecido entre a população, o colágeno é um dos principais componentes que colaboram para esse problema. A partir dos 30 anos, o organismo passa a produzir essa proteína em menor quantidade, dando lugar a um tecido pouco elástico.

Como resultado, a pele começa a apresentar uma série de sintomas nada agradáveis para quem preza por um belo visual. Veja abaixo os principais:

  • rugas e linhas de expressão: as marcas podem surgir na testa, ao redor dos lábios e no entorno dos olhos;

  • manchas na cútis: a alteração da pigmentação da pele pode ser causada pela exposição solar indevida e sem proteção. Em mulheres e idosos, esse efeito pode surgir por conta das alterações hormonais;

  • flacidez: a pele fica mais fina e sem firmeza. Isso acontece devido à ausência de hidratação e diminuição da camada de gordura;

  • olheiras: o entorno dos olhos começa a apresentar marcas escurecidas como sinal de que a cútis não está saudável.

Conheça os fatores que favorecem o envelhecimento

Além do desgaste natural da pele, há fatores externos que contribuem, e muito, para o envelhecimento precoce. Abaixo selecionamos as principais causas. Acompanhe.

Estresse

O estresse é uma condição que, infelizmente, está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Para muitos, ele é o verdadeiro mal do século XXI e, consequentemente, é uma das principais razões que contribuem para o surgimento de rugas e o aspecto envelhecido da pele.

E não acaba por aí: o estresse também pode causar outros problemas, como a perda significativa de cabelo. É preciso ter cuidado e, sempre que possível, evitar situações que comprometam a nossa saúde, visual e bem-estar.

Má alimentação

Como vai a sua dieta? Muitos não imaginam, mas o consumo de alimentos gordurosos e pobres em nutrientes pode comprometer a nossa saúde e aparência. Para manter a pele jovem e bela, é preciso seguir uma alimentação rica em fibras e vitaminas.

Frutas, legumes, verduras, carnes magras e muito líquido não podem ficar de fora. Em pouco tempo, você notará a diferença na sua pele, cabelo e muita disposição diária.

Uso de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de álcool pode causar alguns sérios prejuízos para a saúde — e que não se limitam apenas à ressaca do dia seguinte. Um dos grandes danos causados pelas bebidas alcoólicas está ligado ao envelhecimento precoce.

O motivo é simples: o corpo humano é constituído por mais de 70% de água. Quando ingerimos álcool em excesso, comprometemos a reserva de líquido do corpo, que utiliza muitas moléculas de água para metabolizar o álcool.

Se não houver líquido suficiente para esse fim, o corpo retira água de outros locais, como os tecidos periféricos. O resultado? Perdemos parte da água armazenada na pele, causando desidratação, ressecamento e a descamação da cútis.

Descubra como tratar o envelhecimento precoce

Após conhecer as causas, fica mais fácil saber como tratar o envelhecimento precoce. O primeiro passo para evitar esse temido efeito é adotar um estilo de vida mais saudável e, claro, cuidar bem da pele. Foque nas seguintes atitudes!

Protetor solar

O uso do protetor solar deve ser diário. Isso mesmo! O produto deve ser aplicado todos os dias, logo pela manhã. Prefira as versões que sejam compostas com FPS 30 ou mais — assim, você terá a garantia de se proteger contra os raios UVB e UVA.

A vantagem é que, além de combater as rugas, manchas e linhas de expressão, o filtro é a melhor alternativa para aqueles que desejam evitar o câncer de pele.

Limpeza de pele

Que tal iniciar uma rotina de limpeza de pele? O procedimento estético deve ser feito tanto por homens quanto para mulheres, e é ideal para revigorar a cútis. Para um melhor resultado, você pode fazer a limpeza caseira diariamente, sempre antes de dormir e utilizando produtos específicos para essa finalidade.

Até mesmo quem não usa maquiagem, como os homens, devem eliminar os resíduos de poluição e outros elementos que prejudicam a saúde da região. Procedimentos profissionais, como esfoliações e peelings, também são indicados para remover as camadas mortas de pele e rejuvenescer a região.

Hábitos alimentares saudáveis

Seguir uma alimentação saudável é uma das principais dicas para tratar o envelhecimento precoce. No entanto, para garantir um resultado ainda melhor, você pode focar a sua dieta no consumo de alimentos antioxidantes.

Esses alimentos ajudam a diminuir o processo de envelhecimento e, inclusive, manter o seu organismo forte e saudável. Exemplos de nutrientes antioxidantes são a vitamina C e E, zinco, selênio e as isoflavonas. Tais elementos podem ser encontrados na beterraba, uva, damasco, berinjela e mamão.

Percebeu os primeiros sinais da idade na pele? Muita calma! Graças aos avanços da medicina dermatológica e cirurgia plástica, nós podemos contar com uma série de tratamentos que oferecem excelentes resultados. Técnicas como a carboxiterapia, o laser e a aplicação de cremes antienvelhecimento podem ajudar você a resgatar a firmeza e o brilho da cútis.

Com pequenos cuidados diários, é possível manter a pele do rosto tonificada, hidratada e jovem por muito mais tempo. Invista nessas dicas!

E então, gostou de aprender como tratar o envelhecimento precoce? Aproveite a leitura e entre em contato conosco. Na Clínica CER você encontrará um time de profissionais capacitados para oferecer o máximo do conforto e bem-estar.