O ano já está acabando e, com ele, começam os preparativos para as festas de Natal e Réveillon. Nestes momentos, nos reunimos com os nossos amigos e familiares para celebrar os votos de amor e prosperidade.

Para que a confraternização seja perfeita, uma boa ceia não pode faltar! Massas, pães, carnes e sobremesas incríveis sempre marcam presença nas refeições. Contudo, é nesse período que muitas pessoas sentem dificuldade em manter uma dieta saudável e ganham um peso indesejado. Pensando nisso, quer descobrir como manter o peso durante as épocas de festas?

Para ajudar nessa missão, criamos esse post especial, com dicas para você aproveitar cada momento com moderação e sem arrependimentos. Confira!

Monte bem o seu prato

Não há como negar que, durante as ceias, há uma grande variedade de pratos, para todos os gostos. E para que você aproveite muito bem o momento, sem correr o risco de se arrepender após as festas, a nossa sugestão é ter muito equilíbrio. Isso mesmo! Na hora de montar o seu prato, procure não cometer exageros.

Escolha opções leves e saudáveis, evitando carnes mais gordurosas, massas, frituras e demais acompanhamentos, como o arroz, o risoto e tortas salgadas. Dê preferência às carnes magras, que são ótimas para proporcionar a sensação de saciedade após a refeição. Outra opção são os grãos integrais, bem como os legumes e saladas.

Além de possuírem baixas calorias, esses alimentos são muito nutritivos e saudáveis. Com isso, você terá a oportunidade de degustar o cardápio e aproveitar os bons momentos com quem você mais ama.

Não espere a ceia para se alimentar

É muito comum passarmos o dia inteiro sem comer, esperando pelo momento da ceia. Este é um dos grandes erros cometidos por quem quer manter o peso e uma alimentação equilibrada na época de festas.

O motivo? Quando ficamos muito tempo sem ingerir alimentos e, posteriormente, encontramos uma mesa farta de comidas e sobremesas deliciosas, aumentamos as chances de comer uma quantidade muito maior de comida do que quando o nosso organismo já está alimentado.

Ou seja, todo o seu planejamento acabará sendo em vão e, provavelmente, você ganhará uns quilos a mais no começo do ano. Então, para mudar esse cenário sem fugir da sua dieta, procure fazer alimentações leves ao longo do dia. O ideal é comer pequenas porções ao longo do dia, preferencialmente, de três em três horas.

Ingira menos bebidas alcoólicas

Como você já deve saber, as festas de fim de ano são repletas de bebidas alcoólicas variadas. Isso faz com que seja um pouco difícil — e tentador — evitar esse consumo durante as confraternizações. Caso você tenha dificuldades para ficar longe dos drinques, procure não beber de modo exagerado.

O consumo exagerado de álcool pode causar uma série de danos ao seu organismo — e que não se limitam a uma simples ressaca. Além de prejudicar o fígado, possuem grande teor calórico, contribuindo para a sensação de inchaço e retenção de líquidos.

Quer um exemplo? Apenas uma taça de 125 ml de champanhe possui 80 kcal. Muito, né? Para aproveitar e se divertir nas festas, prefira os coquetéis à base de frutas e sem bebidas alcoólicas. Você se sentirá muito melhor!

Beba muita água

Beber água é essencial em qualquer ocasião, principalmente, nas festas de fim de ano. Muitos não imaginam, mas quando não estamos devidamente hidratados, acabamos confundindo a fome com a necessidade de ingerir água. O resultado, você já sabe: comemos em dobro.

Os benefícios são inúmeros quando bebemos a quantidade certa que o nosso organismo precisa. Maior sensação de saciedade, melhor funcionamento do cérebro e rins, e eliminação de toxinas indesejadas são algumas das principais vantagens. Inclusive, o aspecto da nossa pele e cabelos fica muito mais jovem e belo. Por isso, lembre-se de manter o seu corpo muito bem hidratado!

Mantenha o corpo em movimento

No fim do ano, muitas pessoas desaceleram e acabam deixando a academia ou demais atividades físicas de lado. Não cometa esse erro! Se você quer aprender como manter o peso no período de festas, tenha em mente que movimentar o corpo é essencial.

Aqui, a recomendação é que você intensifique os seus exercícios, inclusive, se está pensando em sair um pouco da dieta nas refeições de Natal e Réveillon. Aposte em treinos acelerados, com levantamento de peso ou atividades localizadas para a região abdominal, dos braços e das pernas.

Esse processo é excelente para deixar o seu metabolismo em dia e contribuir para a queima daquelas calorias a mais. Invista na ideia!

Faça adaptações no cardápio

As festas serão comemoradas na sua casa e você está montando o cardápio para receber os convidados? Esta é uma ótima oportunidade para você fazer adaptações e deixar a ceia muito mais saudável.

Para começar, substitua o óleo de girassol pelo azeite e as farinhas tradicionais pelas integrais. Este é o caso do arroz ou massas integrais. No mercado, há uma grande diversidade de produtos e você poderá escolher o que mais se encaixa com o seu paladar.

Há ainda, a tradicional farofa, que nunca está de fora da mesa de uma ceia completa. Aqui, é possível eliminar o bacon e dar lugar ao milho, pedaços de ovo cozido, cenoura, salsinha, castanhas e aveia! Muito colorido, o prato chama a atenção até mesmo das crianças!

Já para a refeição principal, prefira aves, como o chester ou o peru. Apesar de deliciosas, as carnes, como o pernil, apresentam muita gordura, sendo melhor evitar.

Por fim, produza sobremesas mais saudáveis, substituindo alguns ingredientes por frutas, leite desnatado e mel para adoçar. Com essas alternativas, é possível criar um menu pra lá de interessante, mas sem deixar de ser nutritivo e, claro, com poucas calorias!

Viu, só? Com cuidado e dedicação, você consegue aproveitar cada segundo das festas de fim de ano, experimentando pratos incríveis e sem arrependimentos no dia seguinte! Gostou das nossas dicas sobre como manter o peso ideal durante a época mais esperada do calendário?

Então, aproveite a oportunidade e deixe um comentário no post, compartilhando mais dicas ou sugestões para um cardápio saudável e delicioso. Sem dúvidas, vamos adorar!